Ícone Sindireceita

ALERTA: novo golpe sobre ações judiciais no WhatsApp

Saiba como acessar informações sobre ações judiciais e confira as dicas do Sindireceita para evitar golpes no WhatsApp.  

4 de agosto de 2025 às 10:38
Atualizado: 14 de agosto de 2025 às 12:20

Filiados e filiadas do Sindireceita têm buscado a Diretoria Executiva Nacional (DEN) para informar sobre tentativas de golpe nas quais indivíduos se passam pelo Sindicato ou por escritórios de advocacia parceiros para tratar de ações judiciais de interesse da categoria. Diante da gravidade dessas práticas ilegais, a DEN reitera, a seguir, o conjunto de orientações sobre como nossos filiados e filiadas podem acompanhar o andamento das principais ações judiciais do Sindireceita, bem como apresenta dicas importantes sobre como evitar golpes pelo WhatsApp. Confira!

Na mais recente tentativa de golpe, indivíduos utilizaram o número de contato “(61) 99821-6882” para encaminhar mensagens aos filiados e filiadas (veja na imagem abaixo). Buscando conferir credibilidade ao contato, indivíduos estão usando a logomarca do Sindireceita no perfil no WhatsApp.

A DEN solicita aos filiados e filiadas que em nenhuma hipótese repassem informações pessoais a contatos como este. Destacamos, ainda, que todos os tipos de abordagens (carta, telefone, e-mail ou WhatsApp, entre outras), oriundas de pessoas e/ou escritórios, mesmo que supostamente conhecidos como parceiros do Sindireceita, devem ter a sua autenticidade confirmada junto à Diretoria Executiva Nacional, por meio da Diretoria de Assuntos Jurídicos (DAJ). Para ajudar os filiados e filiadas a não caírem em "armadilhas" reunimos um conjunto de dicas sobre como evitar golpes pelo WhatsApp (clique aqui para conferir).

A DEN, por meio da Diretoria de Assuntos Jurídicos, também disponibiliza frequentemente informações sobre as ações judiciais em andamento. O filiado ou filiada pode acessar essas informações de várias formas (clique aqui e saiba como acessar detalhes sobre as ações judiciais).

Atendimento

Lembramos que o Centro de Atendimento Jurídico ao Filiado (CAJF) está à disposição de todos e todas para sanar eventuais dúvidas ou para maiores esclarecimentos. O atendimento aos filiados e filiadas ocorre diariamente, de forma ininterrupta, das 10h às 16h, pelo CAJF, nas seguintes modalidades:

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas