Ícone Sindireceita
Aduana

Analistas-Tributários participam da abordagem no estreito de Óbidos no rio Amazonas, no estado do Pará

A operação resultou na retenção de um container carregado com grupo gerador de energia, de fabricação estrangeira

30 de janeiro de 2026 às 10:59
Atualizado: 30 de janeiro de 2026 às 11:07

No dia 22 de janeiro, em fiscalização de rotina na Base Candiru, Analistas-Tributários da Receita Federal participaram da abordagem a um comboio no estreito de Óbidos no rio Amazonas, no estado do Pará. Durante a operação foram identificadas mercadorias estrangeira saída da Zona Franca de Manaus, sem autorização da autoridade aduaneira.

Constatado a irregularidade fiscal e para resguardar o interesse da Fazenda Nacional, foram realizadas procedimentos de rompimento e substituição por lacres da Aduana. O container estava carregado com grupo gerador de energia, de fabricação estrangeira. A mercadoria foi encaminhada para ser acautelada pela Delegacia da Receita Federal de Santarém/PA.

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas