Ícone Sindireceita
Sindicato

Editorial – Dia Internacional contra a Corrupção


Neste dia simbólico, o Sindireceita destaca que o combate à corrupção exige instituições fortes, valorização profissional, investimento contínuo em tecnologia e condições adequadas de trabalho

9 de dezembro de 2025 às 08:00
Atualizado: 10 de dezembro de 2025 às 15:47

Neste 9 de dezembro, data em que se celebra o Dia Internacional contra a Corrupção, o Sindireceita reafirma seu compromisso histórico com a defesa do serviço público de qualidade, da integridade institucional e das ações que fortalecem o combate a práticas ilícitas que comprometem o desenvolvimento do país.

A Receita Federal do Brasil é uma das principais instituições de Estado dedicadas à proteção da sociedade contra crimes econômicos, evasão fiscal, lavagem de dinheiro, contrabando, descaminho e diversas outras formas de corrupção que afetam diretamente a justiça social e a competitividade econômica. Dentro desse esforço permanente, o trabalho dos Analistas-Tributários é indispensável.

Presentes em todas as áreas de atuação da Receita Federal, os Analistas-Tributários exercem atividades essenciais que contribuem para a prevenção, identificação e apuração de irregularidades. Seja na fiscalização, na análise de risco, no gerenciamento de informações, no atendimento ao contribuinte ou na execução de procedimentos de controle, esses servidores desempenham funções estratégicas que ampliam a efetividade e a transparência da administração tributária e aduaneira.

Neste dia simbólico, o Sindireceita destaca que o combate à corrupção exige instituições fortes, valorização profissional, investimento contínuo em tecnologia e condições adequadas de trabalho. Reafirmamos nossa defesa por uma Receita Federal fortalecida, moderna e capaz de cumprir sua missão constitucional com excelência.

Ao reconhecer a importância dessa data, reafirmamos também o orgulho pelo compromisso e pela dedicação dos Analistas-Tributários da Receita Federal, servidores que diariamente atuam para garantir que os valores da integridade, da legalidade e da ética prevaleçam em benefício de toda a sociedade brasileira.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas