Ícone Sindireceita

Receita Federal apreende 270 kg de tabaco no Aeroporto de Viracopos

Analistas-Tributários atuam na apreensão de mercadoria de origem venezuelana sem comprovação de importação regular

21 de outubro de 2025 às 17:03

Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram, nesta segunda-feira (20), na apreensão de 270 kg de tabaco da marca Chimo el Tigrito, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). O produto, procedente da Venezuela, chegou ao terminal em voo proveniente de Manaus (AM).

A irregularidade foi identificada durante inspeção por meio de escâneres de raio X, quando servidores da Receita Federal analisavam as bagagens de dois passageiros venezuelanos que transportavam 11 malas e fariam conexão em Campinas.

Durante a verificação, constatou-se que o material não possuía documentação que comprovasse a importação legal e apresentava características de destinação comercial, tendo em vista o grande volume transportado.

De acordo com a Receita Federal, a entrada de tabaco no país é restrita a empresas regularmente autorizadas. A importação irregular do produto configura crime de contrabando, conforme a legislação brasileira vigente.

Fonte: Hora Campinas

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas