Receita Federal apreende R$ 3 milhões em celulares dentro de avião em Santa Catarina
Analistas-Tributários atuam na apreensão de mais de 500 aparelhos
Analistas-Tributários da Receita Federal participaram, na manhã desta segunda-feira (20), de uma ação de fiscalização que resultou na apreensão de uma aeronave carregada com centenas de celulares importados de forma irregular. A operação ocorreu no Aeroporto Costa Esmeralda, em Porto Belo (SC), e a carga apreendida está avaliada em aproximadamente R$ 3 milhões.
Durante a abordagem, as equipes de repressão ao contrabando e descaminh o encontraram 571 aparelhos dentro de um avião monomotor modelo RV-10, que havia decolado de Foz do Iguaçu (PR). O piloto, de 58 anos, e seu auxiliar, de 34, ambos paranaenses, foram detidos em flagrante por descaminho.
Além dos celulares, o avião e um veículo utilizados na operação foram apreendidos. Os detidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Florianópolis.
O piloto já havia sido preso em janeiro de 2023, quando transportava mais de 450 celulares escondidos em compartimento oculto de um automóvel na cidade de Ourinhos (SP), em uma ocorrência semelhante.
Fonte: CNN
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
