Ícone Sindireceita

Sindireceita participa de audiência pública sobre ameaças da Reforma Administrativa

Sessão ocorrida na Câmara debateu os impactos das propostas de Reforma Administrativa com ênfase nas ameaças aos direitos dos servidores públicos.

14 de outubro de 2025 às 15:57
Atualizado: 21 de outubro de 2025 às 13:53

O diretor do Sindireceita, Sérgio de Castro (Assuntos Parlamentares) e as diretoras Iêda Miranda (Secretária Geral) e Marlene Cambraia (Aposentados e Pensionistas) participaram na manhã desta terça-feira, dia 14, de audiência pública sobre os impactos das propostas de Reforma Administrativa em tramitação no Congresso Nacional, com ênfase nas ameaças aos direitos dos servidores públicos. Realizada no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, a audiência reuniu cerca de 200 participantes, entre integrantes de sindicatos, centrais e federações.

O evento foi convocado pelas comissões de Administração e Serviço Público (CASP) e de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara, por meio de requerimentos de autoria das deputadas federais Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP) e Ana Pimentel (PT-MG) e do deputado federal Rogério Correia (PT-MG). Além de pronunciamentos de parlamentares, cerca de 50 titulares de entidades de representação do serviço público fizeram uso da palavra no púlpito do auditório durante a audiência.

Em sua explanação, o diretor de Assuntos Parlamentares do Sindireceita, Sérgio de Castro enfatizou que a categoria está atenta às ameaças contidas nas propostas de Reforma Administrativa e defendeu a importância do serviço público de qualidade para atender às necessidades da população. “Nós, Analistas-Tributários, entendemos que essa reforma ataca profundamente o Pacto Federativo, a questão intercorrente entre as carreiras e não foi discutida com ninguém. A gente quer debater e propor que se defenda o serviço público de qualidade, que o povo brasileiro que paga seu imposto tenha direito e acesso ao serviço que ele está pagando. O imposto é isso. É o tributo imposto ao povo e a contraprestação”, afirmou.

Ainda em seu discurso, o diretor do Sindireceita ressaltou que o debate sobre as propostas de Reforma é essencial. Segundo ele, é imprescindível que os servidores e servidoras públicas sejam ouvidos nas discussões sobre o tema. “Precisamos debater e o melhor lugar para se debater é nas comissões da Câmara. Nós, Analistas-Tributários, queremos debater, queremos um Estado melhor e temos proposição para um Estado melhor, mas não é essa reforma que está aí. O melhor é o debate, é o estudo e é trazer para a discussão quem conhece e quem está dentro do serviço público. Nós estamos aqui dispostos a colaborar e a trazer propostas”, declarou. Confira o pronunciamento completo do diretor Sérgio de Castro aqui.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas