Ícone Sindireceita

Receita Federal apreende cocaína e fetos de lhama em operação na fronteira

Analistas-Tributários atuam em ação integrada que resultou na apreensão de entorpecentes, materiais irregulares e animais silvestres

24 de setembro de 2025 às 14:26

Analistas-Tributários da Receita Federal participaram de mais uma importante operação de fiscalização na região de fronteira, que resultou na apreensão de entorpecentes, mercadorias irregulares e fetos de lhama. A ação foi realizada no âmbito da Operação Terminus, em Corumbá/MS, e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Polícia Militar e da equipe da alfândega local.

Durante a operação, três ônibus de turismo foram interceptados no Posto Fiscal Lampião Aceso e encaminhados ao Posto Esdras, onde os compartimentos de bagagens foram inspecionados. Nos veículos, os servidores encontraram sacas com produtos in natura sem comprovação sanitária, 30 fetos de lhama e itens trazidos de forma irregular ao país.

Na mesma operação, um caminhão carregado com materiais de construção também foi retido. Entre as mercadorias estavam grandes quantidades de tijolos, cimento e gesso. O transporte dos produtos era feito por motoristas já reincidentes nesse tipo de infração, o que levou à retenção dos veículos pelas autoridades.

Além disso, uma carreta que transitava sem documentação fiscal foi inspecionda com o auxílio de um cão farejador e um equipamento de escaneamento. Durante a inspeção, as equipes encontraram um compartimento oculto na cabine do veículo, onde estavam escondidos 50 quilos de pasta base de cocaína. O veículo estava carregado com ureia, que seguiria para o estado de São Paulo. O condutor, de 63 anos, foi encaminhado à Polícia Federal.

Fonte: Campo Grande News

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas