Ícone Sindireceita

Receita Federal apreende carregamento irregular de caviar no Aeroporto de Guarulhos

Analistas-Tributários da Receita Federal atuam em ação que reteve 16 kg de caviar sem documentação exigida; carga poderia alcançar valor elevado no comércio ilegal

24 de setembro de 2025 às 12:53

Analistas-Tributários da Receita Federal participaram de mais uma ação de fiscalização que resultou na apreensão de 16,4 kg de caviar, de procedência iraniana, no Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP.

A operação, realizada em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), identificou a ausência de autorizações obrigatórias para a entrada do produto no país.

Avaliada em cerca de R$ 40 mil, a mercadoria foi retida por não apresentar a documentação exigida pela legislação ambiental e aduaneira, como a Licença de Importação (LI) e a autorização da CITES – Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens Ameaçadas de Extinção. No mercado clandestino, o valor do carregamento poderia ser até dez vezes maior.

Fonte: Gazeta News Guarulhos

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas