Retenções de explosivos, anabolizantes e eletrônicos em Pontes e Lacerda/MT
As retenções ocorreram durante duas operações realizadas na terça-feira, dia 16 e quarta-feira, dia 17
Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na retenção de 200 quilos de explosivos, anabolizantes, cigarros eletrônicos e outros itens de contrabando e descaminho em duas operações realizadas em Pontes e Lacerda/MT. As ações ocorreram na terça-feira, dia 16 e quarta-feira, dia 17.
Na terça-feira, em uma fiscalização de rotina com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os servidores da RFB inspecionaram ônibus, incluindo um vindo da Bolívia. Na ocasião, foram retidas roupas, brinquedos e eletrônicos que configuram crime de descaminho.
Posteriormente, na quarta-feira, a equipe da Receita Federal fiscalizou empresas transportadoras do município de Pontes e Lacerda. Durante a ação, foram encontrados os explosivos que seriam, provavelmente, destinados a garimpos ilegais, além de anabolizantes e cigarros eletrônicos.
Apesar de serem de produção nacional, os explosivos foram retidos por estarem sendo transportados sem a devida autorização e sem a observância dos critérios de segurança, o que configura crime. O material foi encaminhado para a Polícia Civil de Pontes e Lacerda para dar continuidade às investigações. O destinatário dos cigarros eletrônicos foi preso em flagrante quando tentava buscar a mercadoria e levado para a delegacia para os procedimentos cabíveis.
Fonte: Cáceres Notícias
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
