Retenção de cerca de R$ 500 mil em eletrônicos em Campos Gerais do Paraná
Uma operação de rotina da RFB resultou na retenção de cerca de 500 aparelhos eletrônicos, entre smartphones e tablets.
Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na retenção de 500 aparelhos eletrônicos, entre smartphones e tablets, nos Campos Gerais do Paraná. A ação ocorreu na manhã de terça-feira, dia 2, na PR-239, em Reserva. O material foi avaliado em aproximadamente R$ 500 mil.
A abordagem foi realizada por uma equipe da Receita Federal de Ponta Grossa durante fiscalização de combate ao contrabando e descaminho. O veículo, uma caminhonete vinda da fronteira com o Paraguai, levantou suspeitas durante a entrevista com o condutor, que apresentou informações contraditórias.
Na vistoria, os servidores da RFB constataram alterações na carroceria do automóvel. Diante da situação, o motorista confessou que transportava eletrônicos de origem paraguaia com destino a Curitiba.
O veículo foi encaminhado à sede da Receita Federal em Ponta Grossa, onde o compartimento oculto foi desmontado e a carga encontrada. Segundo o Órgão, a mercadoria foi introduzida de forma clandestina no país, sem o pagamento dos tributos devidos, caracterizando o crime de descaminho.
Fonte: DC Mais.
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
