Ícone Sindireceita

Receita Federal apreende toneladas de produtos piratas no Piauí

Analistas-Tributários da Receita Federal participaram de ação conjunta que resultou na fiscalização de 14 estabelecimentos e apreensão de eletrônicos irregulares em Parnaíba (PI)

1 de setembro de 2025 às 14:01

Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram em mais uma importante operação de combate à pirataria e ao comércio irregular de produtos eletrônicos. A ação foi realizada na última sexta-feira, 29 de agosto, na cidade de Parnaíba (PI) e resultou na apreensão de aproximadamente 520 sacos de mercadorias sem homologação, falsificadas ou introduzidas ilegalmente no país.

Coordenada pela Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (DIREP) da Receita Federal, a operação teve participação de diversos órgãos, incluindo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

Foram fiscalizados 14 estabelecimentos comerciais localizados no centro de Parnaíba. Durante a fiscalização, os servidores identificaram uma grande quantidade de produtos eletrônicos em desacordo com a legislação brasileira. Entre os itens apreendidos estavam celulares, caixas de som, videogames, carregadores, fones de ouvido e diversos acessórios sem o devido selo do Inmetro ou a homologação obrigatória da Anatel.

Todos os materiais recolhidos foram encaminhados ao depósito da Receita Federal, onde seguem os trâmites legais para destinação adequada.

Fonte: Agência Gov

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas