Receita Federal apreende remessa de canetas emagrecedoras em Porto de Vitória/ES
Analistas-Tributários atuam em operação que interceptou medicamentos avaliados em R$ 277 mil
Analistas-Tributários atuaram na apreensão de 91 encomendas postais que transportavam de forma irregular o medicamento Mounjaro (tirzepatida), cuja comercialização no Brasil é controlada pela Anvisa. A ação ocorreu ao longo de duas semanas de fiscalização no Porto de Vitória (ES), com apoio dos Correios.
As encomendas foram identificadas pela Equipe de Vigilância e Repressão da Alfândega da Receita Federal, por meio de cruzamento de dados e análise de risco. Avaliada em aproximadamente R$ 277 mil, a carga ilícita foi encontrada escondida dentro de copos térmicos, prática que buscava camuflar a presença do medicamento.
O Mounjaro é indicado para o tratamento de diabetes, mas também tem sido alvo de procura para fins de emagrecimento. Por se tratar de um produto sujeito a controle sanitário, sua entrada e comercialização no país exigem autorização da Anvisa.
A entrada irregular e posterior revenda colocam em risco a saúde dos consumidores, já que não há garantias sobre a procedência ou o armazenamento adequado do medicamento.
Fonte: Portal IG
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
