Receita Federal apreende 237 toneladas de minério de cobre em Barcarena/PA
Analistas-Tributários atuam na apreensão, que marca a 20ª ocorrência semelhante registrada no local este ano
Analistas-Tributários da Receita Federal (RFB) atuaram na apreensão de 237 toneladas de minério de cobre no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, no Pará. A carga, que tinha como destino a China, foi apreendida durante operação de combate à exportação ilegal de minérios e está estimada em R$ 1,7 milhão.
A operação foi deflagrada em razão de irregularidades identificadas em documentos fiscais, como o Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico (Dacte) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), muitos dos quais foram emitidos apenas após a chegada do material em Barcarena, prática considerada atípica e suspeita. As inconsistências levantam indícios de tentativa de ocultação da verdadeira natureza da operação.
A RFB também constatou que não havia comprovação quanto à procedência lícita dos recursos financeiros envolvidos, e detectou indícios da prática de crimes como falsidade ideológica, usurpação de bens minerais, infrações ambientais e lavagem de dinheiro.
O órgão encaminhará o caso ao Ministério Público Federal para seguimento das investigações.
Fonte: ac24horas
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
