Sindireceita assina acordo salarial com MGI
O acordo foi assinado após o resultado da AGNU, que teve participação histórica e aprovação de 93% dos votos
Representando as Analistas-Tributárias e os Analistas-Tributários ativos, aposentados e pensionistas, o presidente do Sindireceita, Thales Freitas, assinou na manhã desta quinta-feira, dia 10, o acordo salarial da categoria com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
Veja o ofício enviado ao MGI com o resultado da AGNU
O governo foi representado na reunião pelo secretário de Relações de Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo, que assinou o acordo, e também pelo secretário da Receita Federal do Brasil (RFB), Robinson Barreiras.
O acordo assinado nesta quinta-feira, dia 10, é resultado de mais de dois anos de mobilizações e negociações que envolveram as Analistas-Tributárias, os Analistas-Tributários ativos, aposentados e os dirigentes sindicais do Sindireceita em todo o país.
Ao abrir a reunião o secretário de Relações de Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo, parabenizou o Sindireceita e os Analistas-Tributários da Receita Federal por sua capacidade de organização, de diálogo e de negociação. José Lopez Feijóo disse que já viu, em sua experiência como negociador do governo no MGI, entidades que mesmo diante de conquistas importantes, venderam para sua base derrotas. “Vocês souberam de maneira inteligente vender a vitória. Isso não é pouca coisa! Porque o sindicato que só vende derrota, alguma hora sua base pergunta para quê serve? Isso deslegitima a entidade. 93% de aprovação não é qualquer coisa, é muita coisa! Então quero parabenizar a entidade, parabenizar vocês e com muito prazer, assinar esse acordo”, destacou.
Ao participar da reunião no MGI, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, parabenizou os Analistas-Tributários por mais esta importante conquista. O secretário também fez questão de ressaltar a atuação do Sindireceita durante todo o processo de negociação. “Vocês deram uma lição de como defender o serviço público. É sempre gratificante ver este tipo de atuação em prol do serviço público, dos servidores e, portanto, do Brasil. Falo, neste ponto, pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que não diferencia o serviço público, dos servidores e dos interesses dos brasileiros. Ainda mais neste momento que precisamos de união, o trabalho do Sindireceita é um exemplo para os sindicatos brasileiros. O trabalho que o Sindireceita realizou nesta mesa de negociação é um exemplo para o Brasil”, ressaltou.
Ao assinar o acordo, o presidente do Sindireceita, Thales Freitas, destacou a luta de toda a categoria em mais uma vitória dos Analistas-Tributários. Ele lembra que o acordo assinado hoje é resultado da mobilização da categoria que de forma unida construiu uma contraproposta que se concretiza no acordo assinado hoje.
Thales Freitas destaca três principais pontos do acordo que contempla toda a categoria, beneficiando em pontos específicos os aposentados, os pensionistas e os novos colegas que ingressaram na Receita Federal no último concurso. “Este acordo tem pontos muito relevantes que tratam de avanços no percentual de pagamento do Bônus de Eficiência dos aposentados e pensionistas e o que trata da retirada das travas que hoje impedem a progressão funcional durante o estágio probatório. E, além de melhorar o percentual de reajuste no vencimento básico, também conseguimos inserir no acordo a garantia de que as entidades sindicais vão continuar a negociar nos devidos fóruns as chamadas pautas não remuneratórias. Sem dúvida, esta é uma data histórica”, comemorou.
O presidente do CNRE, Gerônimo Sartori, também celebrou a vitória da categoria e ampliação da participação das bases em todo o processo de mobilização e de negociação que resultou na assinatura do acordo salarial. Ele destacou a importância da participação das bases nas lives, nos atos e assembleias e, principalmente, o crescimento de votantes nas AGNUs. “Desde a implementação do Sistema Eletrônico de Votação estamos registrando o aumento da participação. Nas últimas duas Assembleias batemos recordes de votação e tivemos a participação maciça dos colegas aposentados. Foi esta mobilização que nos permitiu apresentar uma contraproposta que nos conduziu a esta importante vitória”, destacou. Gerônimo Sartori também enalteceu a sintonia da base que contribuiu para a conclusão das negociações. “Este acordo valoriza a decisão da categoria que participou ativamente das lives, das mobilizações, das assembleias e que votou de forma maciça com seguidos recordes de votação”, ressaltou.
Participação
As Analistas-Tributárias e os Analistas-Tributários ativos, aposentados e pensionistas foram representados na reunião com o MGI pelo presidente do Sindireceita, Thales Freitas, pelo presidente do CNRE, Gerônimo Sartori, pela secretária geral da DS Brasília/DF, Veronica da Silva Oliveira, pelo diretor de Finanças e Administração, Ricardo Ramos, pelo diretor adjunto de Finanças, Ronald Campbell, pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Alexandre Xavier, pelo diretor de Assuntos Parlamentares, Sérgio de Castro, pelo diretor de Estudos Técnicos, Fabiano Rebelo, pelo diretor, Afrânio de Azevedo e pelo Analista-Tributário Arthur Santana, que também é adjunto da Diretoria para Estudos Tributários da Febrafisco.
